sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jovens aprendizes da AIJ concluem etapa do SENAI e recebem prêmios


Arislândia Pereira e Wellington da Cruz tiveram as redações sobre meio ambiente premiadas. Ela também foi avaliada como a melhor aluna do curso de caldeiraria. Hoje, 88 jovens de Paulínia, Artur Nogueira e Cosmópolis concluíram 800 horas de cursos técnicos e continuam a participar do projeto Petrobras Jovem Aprendiz, em parceria com o SENAI.



Hoje, 29 jovens aprendizes da AIJ concluíram o curso de aprendizagem promovido pelo SENAI. Essa formatura é parte do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) que a AIJ, Associação Pela Infância e Juventude de Paulínia, desenvolve na cidade. Eletricista, Caldeireiro básico e Assistente Administrativo foram os cursos oferecidos. “É uma vitória dos jovens. Foram um ano e dois meses nesta batalha. Vê-los vencer essa etapa de transição do SENAI para a Petrobras é um orgulho para nós”, explica a pedagoga da AIJ Rosele Cristina de Ávila. 



Programa Petrobras Jovem Aprendiz em Paulínia
Nos primeiros quatro meses, os jovens do PPJA recebem formação básica pela própria AIJ. Em seguida, cumprem 800 horas de curso no SENAI, equivalente a um ano 
de estudos. Por fim, ficam na Petrobras e desenvolvem atividades práticas, por meio das terceirizadas, para adquirirem experiências e vivência profissional, por cerca de nove meses. A grande sacada desta ação é que os jovens poderão ser oportunizados pelas terceirizadas ou saem com o currículo qualificado para as empresas da região.
Jovens ganhadores Arislândia Alves e Wellington Gomes


Arislândia Pereira Alves, 18, mora no Jardim Amélia, é jovem aprendiz e ganhou prêmio de melhor redação sobre meio ambiente e melhor aluna do curso de caldeiraria.  Ela conta um pouco da sua trajetória na AIJ: “Comecei fazendo oficina de orientação e iniciação profissional. Depois me informaram sobre a prova para o Programa da Petrobras. Não perdi tempo. Agora vejo que todo esforço valeu a pena”, salienta. 
Wellington da Cruz Gomes, 18, mora no bairro Bom Retiro também é ganhador do prêmio de melhor redação sobre meio ambiente. “Quando temos reconhecimento, nos sentimos mais motivados para continuar”, conta o Wellington. Os dois jovens disputaram o título com mais 92 alunos.

Durante o evento, a emoção tomou conta do plenário. A equipe do PPIMT – Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho --, responsáveis diretos pelos jovens aprendizes na AIJ, estava presente. A pedagoga Rosele Ávila explica por que a homenagem aos professores do SENAI foi tão emocionante: “Hoje, vemos muita desvalorização do professor. Ver esses jovens homenagearem e darem valor a esses profissionais mexe com qualquer um”. 

À frente: equipe PPIMT emocionada. Atrás: Celi Facchini, gerente administrativa, Zaqueu Pereira, presidente  e Gislene Duarte, coordenadora do PPIMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário