quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cerca de 400 pessoas lotaram a Câmara no evento "Jovem Aprendiz"

Depoimento de Guilherme Bueno, um jovem de sucesso, emocionou o público. O “Mérito Destaque Jovem Aprendiz 2013” foi entregue a Camila Alves, surpreendida pela homenagem. Tudo isso e muito mais com a presença de autoridades locais, famílias e representantes de empresas parceiras

Ontem, o auditório da Câmara Municipal de Paulínia foi pouco para as 400 pessoas que prestigiaram a AIJ, Associação Pela Infância e Juventude de Paulínia. Até o plenário também teve que ser ocupado na noite dessa terça-feira, na apresentação do projeto de inserção de jovens no mundo do trabalho da AIJ: o programa Jovem Aprendiz.





Presença. O encontro teve a participação dos secretários municipais Ricardo Carajeleascow, de saúde, e Fernanda Cândido, de cultura; dos diretores, em nome da secretaria de promoção social, Mário Furlan e Dulce Paula. Os vereadores Danilo Barros, Tiguila, Simeia Nunes, Edilson Rodrigues Júnior e Custódio Oliveira também estiveram presentes. Já Dr João Motta enviou representante. O presidente da OAB, Dr Dauro de Oliveira Machado e o membro da mesma Ordem, Dr Juliano Voltan, estavam entre as autoridades. Das empresas parceiras, contamos com a presença de Maria Cruz, da Galvani; Daniele Silva, da Bonsucesso; Zenilda Moura, da Invista; Rita Fernandes, da Transcavalinho; e dois representantes da Heringer, além do palestrante Nasser Moussa, da Orsa International Paper.

Evento. A voz de Paola Cristina Araújo, jovem da Oficina de Orientação Profissional, abriu o evento. Ela interpretou uma canção da artista Bruna Carla. Em seguida, Elaine Souza, coordenadora do PPIMT, fez um breve histórico sobre a evolução da Guarda Mirim. “É importante frisar que a Guarda Mirim não foi extinta, ela evoluiu e se transformou em Jovem Aprendiz para cumprir uma lei federal”, ressaltou Elaine. Nasser Moussa, da Orsa International Paper, realizou uma palestra dirigida aos jovens sobre mercado de trabalho e mandou o recado: “O mercado hoje é dinâmico; é preciso ter atualização constante e muita paciência para o jovem alcançar o sucesso almejado”.

Jovem de sucesso. Guilherme Bueno de Souza, 22, emocionou o público. Com um breve depoimento sobre a sua curta, mas meteórica, carreira profissional, ele falou sobre como saiu da Guarda Mirim, em 2006, e hoje tem um cargo de destaque na empresa Bosch. “Em um ano e meio dentro da multinacional, já seleciono estagiários. Uma das melhores escolhas que fiz foi investir em curso técnico e aprimorar meus conhecimentos. É muito fácil para quem veio de uma família rica dominar outra língua. Mas eu não. Eu tive que me dedicar. E hoje estou aqui para dizer que qualquer um de vocês poderia estar no meu lugar. Não percam as esperanças”, reforçou Guilherme.

Guilherme Bueno, de 22 anos, tem cargo de destaque na Bosch

Mérito. A partir de uma rigorosa lista de critérios como assiduidade, desempenho e dedicação, a jovem da AIJ, Camila Alves, ganhou a homenagem “Mérito Destaque: Jovem Aprendiz 2013” da AIJ. Ela faz parte do programa Petrobras Jovem Aprendiz, uma parceria frutífera entre a Petrobras e a AIJ. “O objetivo desse reconhecimento é incentivar os adolescentes a se dedicarem ainda mais e ensiná-los a darem o melhor de si como profissionais”, explicou Celi Facchini, gerente administrativa da entidade. O instrutor Adriano Fiúza, em nomes de todos os professores, também realizou uma homenagem aos jovens aprendizes.

Os jovens e instrutores do grupo de Hip Hop, do projeto "Fazendo Arte", fecharam o evento. 


Repercussão. Nasser Moussa, da empresa Orsa, parabenizou a AIJ: “Cada vez que venho a um evento de vocês, me surpreendo com a superação positiva da Associação”. Dr Ricardo Carajeleascow, secretário de saúde, também felicitou a entidade: “A AIJ está de parabéns na divulgação do trabalho de Jovem Aprendiz”. O presidente da AIJ, Zaqueu Pereira de Souza, explica a importância da realização de um evento como esse: “Mostrar o nosso trabalho para a população de Paulínia é honrar cada centavo que a entidade recebe por meio da subvenção e dos convênios. Agradecemos também ao prefeito Pavan porque, por pouco, a entidade não fecha as portas em 31 de dezembro de 2008. Ele foi o responsável por acreditar e manter o nosso trabalho. Se isso não tivesse acontecido, nós não estaríamos aqui hoje”, concluiu o presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário