quarta-feira, 26 de junho de 2013

AIJ faz mais de 5 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2013

Em 2012, a entidade realizou 16 mil atendimentos. Assistência social de qualidade com equipe técnica de peso é um dos principais responsáveis por esse balanço.

De janeiro a abril deste ano, a AIJ, Associação Pela Infância de Juventude de Paulínia, realizou 5.817 atendimentos. Nesses dados, estão contabilizados todo o trabalho assistencial do programa de acolhimento “Caminho de Luz”; do PPIMT, que integra os jovens ao mercado de trabalho; e do “Fazendo Arte”, que oferece oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes. 

Para quem não conhece a instituição, todos os programas que ela desenvolve conta com uma extensa equipe técnica formada por assistente social, psicóloga, pedagoga e o instrutor específico. Portanto não apenas a criança ou o jovem é atendido, toda a família é acompanhada pela AIJ.

Por exemplo, na oficina de artesanato, para crianças de 06 a 15 anos. Elas não são jogadas em uma sala com um adulto só para passar o tempo fora de casa. Elas aprendem o ofício com um instrutor qualificado e são acompanhadas por essa equipe completa de profissionais. No fim do dia, os técnicos se reúnem para discutir os problemas pontuais e traçar estratégias para atender cada caso. Essa lógica se estende para TODOS os projetos da entidade.

“É preciso entender que assistência digna não é jogar a criança numa sala de passatempo. Isso não é trabalho social. Acompanhamento pedagógico, estruturar a família, ter psicólogo e assistente social para potencializar as oficinas é tratar o assunto com seriedade. Tudo isso demanda alto custo. Mas, claro, que é perfeitamente plausível para quem pensa em responsabilidade com o futuro do jovem e da criança de Paulínia”. Zaqueu Pereira de Souza, presidente da AIJ.


Existe uma equipe técnica completa em cada uma das SETE unidades da AIJ, com escala para atender três turnos. Além do trabalho pontual, a entidade faz reunião, rigorosamente, todo mês com as famílias dos atendidos; e grupos de prevenção para debater assuntos como meio ambiente, higiene pessoal, educação sexual entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário