Saiba como a “Guardinha” evoluiu e se tornou Jovem Aprendiz, um programa de referência diante das novas exigências do mundo profissional.
Na próxima terça-feira, 25, a AIJ, Associação Infância e Juventude de Paulínia, vai falar sobre os rumos da antiga Guarda-Mirim. Velha conhecida dos cidadãos paulinenses, a famosa “Guardinha” evoluiu e se transformou em Jovem Aprendiz, um programa que muda a vida de mais de 400 futuros jovens profissionais todo ano na cidade.
O Jovem Aprendiz é a nova cara da Guarda Mirim desde 2009. A mudança se deu em função do cumprimento da Lei Nacional de Aprendizagem 10.097/2000. Essa modificação aconteceu em todo país, não só em Paulínia. Apesar de tanto tempo em vigor, muitas pessoas ainda pensam que a Guardinha foi extinta.
A gerente administrativa da AIJ, Celi Facchini, foi Guarda-Mirim e conta a importância da evolução: “A alma, o respeito e o carinho da Guarda-Mirim continua no Jovem Aprendiz. Eu fui guardinha e adquiri enorme experiência. É importante que as pessoas saibam que mudou, sim, e mudou para melhor. Com mais critérios, exigências e inovações que o mercado de trabalho do século 21 exige”.
A Lei de Aprendizagem prevê que cada empresa reserve de 5% a 15% do total de empregados – que demandem formação profissional – para a contratação de jovens aprendizes. A AIJ tem parceria com 17 empresas da região, dentre elas, a Petrobras. Nesse caso, a entidade desenvolve um programa específico chamado “Petrobras Jovem Aprendiz”. Nele, o adolescente passa quase dois anos sob a tutela da AIJ. Durante esse tempo, recebe orientação básica, formação técnica pelo SENAI e adquire experiência profissional dentro da REPLAN. Além desse programa, a entidade também oferece Oficina de Computação Gráfica, patrocinada pela Petrobras e Governo Federal.
Gislene Duarte, coordenadora técnica da entidade, explica o salto profissional que o Jovem Aprendiz trouxe para a antiga Guarda-Mirim: “Antes, os jovens não tinham capacitação teórica aliada à prática. Agora, no Jovem Aprendiz, eles têm todo o aprendizado teórico-profissional para aproveitarem melhor o tempo na prática e se aperfeiçoarem dentro da empresa”.
Durante o evento aberto ao público, a AIJ vai apresentar o trabalho desenvolvido na inserção de jovens no mercado de trabalho. Os alunos da entidade, autoridades locais e empresas parceiras estarão presentes. Na ocasião, o parceiro Nasser Moussa, gerente geral da Orsa International Paper, ministrará uma palestra. O evento é dia 25 de junho, terça feira, às 19h, na Câmara Municipal de Paulínia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário