quarta-feira, 26 de junho de 2013

Confira a cartilha de cursos "Jovem Aprendiz" da AIJ

Cerca de 400 pessoas lotaram a Câmara no evento "Jovem Aprendiz"

Depoimento de Guilherme Bueno, um jovem de sucesso, emocionou o público. O “Mérito Destaque Jovem Aprendiz 2013” foi entregue a Camila Alves, surpreendida pela homenagem. Tudo isso e muito mais com a presença de autoridades locais, famílias e representantes de empresas parceiras

Ontem, o auditório da Câmara Municipal de Paulínia foi pouco para as 400 pessoas que prestigiaram a AIJ, Associação Pela Infância e Juventude de Paulínia. Até o plenário também teve que ser ocupado na noite dessa terça-feira, na apresentação do projeto de inserção de jovens no mundo do trabalho da AIJ: o programa Jovem Aprendiz.





Presença. O encontro teve a participação dos secretários municipais Ricardo Carajeleascow, de saúde, e Fernanda Cândido, de cultura; dos diretores, em nome da secretaria de promoção social, Mário Furlan e Dulce Paula. Os vereadores Danilo Barros, Tiguila, Simeia Nunes, Edilson Rodrigues Júnior e Custódio Oliveira também estiveram presentes. Já Dr João Motta enviou representante. O presidente da OAB, Dr Dauro de Oliveira Machado e o membro da mesma Ordem, Dr Juliano Voltan, estavam entre as autoridades. Das empresas parceiras, contamos com a presença de Maria Cruz, da Galvani; Daniele Silva, da Bonsucesso; Zenilda Moura, da Invista; Rita Fernandes, da Transcavalinho; e dois representantes da Heringer, além do palestrante Nasser Moussa, da Orsa International Paper.

Evento. A voz de Paola Cristina Araújo, jovem da Oficina de Orientação Profissional, abriu o evento. Ela interpretou uma canção da artista Bruna Carla. Em seguida, Elaine Souza, coordenadora do PPIMT, fez um breve histórico sobre a evolução da Guarda Mirim. “É importante frisar que a Guarda Mirim não foi extinta, ela evoluiu e se transformou em Jovem Aprendiz para cumprir uma lei federal”, ressaltou Elaine. Nasser Moussa, da Orsa International Paper, realizou uma palestra dirigida aos jovens sobre mercado de trabalho e mandou o recado: “O mercado hoje é dinâmico; é preciso ter atualização constante e muita paciência para o jovem alcançar o sucesso almejado”.

Jovem de sucesso. Guilherme Bueno de Souza, 22, emocionou o público. Com um breve depoimento sobre a sua curta, mas meteórica, carreira profissional, ele falou sobre como saiu da Guarda Mirim, em 2006, e hoje tem um cargo de destaque na empresa Bosch. “Em um ano e meio dentro da multinacional, já seleciono estagiários. Uma das melhores escolhas que fiz foi investir em curso técnico e aprimorar meus conhecimentos. É muito fácil para quem veio de uma família rica dominar outra língua. Mas eu não. Eu tive que me dedicar. E hoje estou aqui para dizer que qualquer um de vocês poderia estar no meu lugar. Não percam as esperanças”, reforçou Guilherme.

Guilherme Bueno, de 22 anos, tem cargo de destaque na Bosch

Mérito. A partir de uma rigorosa lista de critérios como assiduidade, desempenho e dedicação, a jovem da AIJ, Camila Alves, ganhou a homenagem “Mérito Destaque: Jovem Aprendiz 2013” da AIJ. Ela faz parte do programa Petrobras Jovem Aprendiz, uma parceria frutífera entre a Petrobras e a AIJ. “O objetivo desse reconhecimento é incentivar os adolescentes a se dedicarem ainda mais e ensiná-los a darem o melhor de si como profissionais”, explicou Celi Facchini, gerente administrativa da entidade. O instrutor Adriano Fiúza, em nomes de todos os professores, também realizou uma homenagem aos jovens aprendizes.

Os jovens e instrutores do grupo de Hip Hop, do projeto "Fazendo Arte", fecharam o evento. 


Repercussão. Nasser Moussa, da empresa Orsa, parabenizou a AIJ: “Cada vez que venho a um evento de vocês, me surpreendo com a superação positiva da Associação”. Dr Ricardo Carajeleascow, secretário de saúde, também felicitou a entidade: “A AIJ está de parabéns na divulgação do trabalho de Jovem Aprendiz”. O presidente da AIJ, Zaqueu Pereira de Souza, explica a importância da realização de um evento como esse: “Mostrar o nosso trabalho para a população de Paulínia é honrar cada centavo que a entidade recebe por meio da subvenção e dos convênios. Agradecemos também ao prefeito Pavan porque, por pouco, a entidade não fecha as portas em 31 de dezembro de 2008. Ele foi o responsável por acreditar e manter o nosso trabalho. Se isso não tivesse acontecido, nós não estaríamos aqui hoje”, concluiu o presidente. 

AIJ faz mais de 5 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2013

Em 2012, a entidade realizou 16 mil atendimentos. Assistência social de qualidade com equipe técnica de peso é um dos principais responsáveis por esse balanço.

De janeiro a abril deste ano, a AIJ, Associação Pela Infância de Juventude de Paulínia, realizou 5.817 atendimentos. Nesses dados, estão contabilizados todo o trabalho assistencial do programa de acolhimento “Caminho de Luz”; do PPIMT, que integra os jovens ao mercado de trabalho; e do “Fazendo Arte”, que oferece oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes. 

Para quem não conhece a instituição, todos os programas que ela desenvolve conta com uma extensa equipe técnica formada por assistente social, psicóloga, pedagoga e o instrutor específico. Portanto não apenas a criança ou o jovem é atendido, toda a família é acompanhada pela AIJ.

Por exemplo, na oficina de artesanato, para crianças de 06 a 15 anos. Elas não são jogadas em uma sala com um adulto só para passar o tempo fora de casa. Elas aprendem o ofício com um instrutor qualificado e são acompanhadas por essa equipe completa de profissionais. No fim do dia, os técnicos se reúnem para discutir os problemas pontuais e traçar estratégias para atender cada caso. Essa lógica se estende para TODOS os projetos da entidade.

“É preciso entender que assistência digna não é jogar a criança numa sala de passatempo. Isso não é trabalho social. Acompanhamento pedagógico, estruturar a família, ter psicólogo e assistente social para potencializar as oficinas é tratar o assunto com seriedade. Tudo isso demanda alto custo. Mas, claro, que é perfeitamente plausível para quem pensa em responsabilidade com o futuro do jovem e da criança de Paulínia”. Zaqueu Pereira de Souza, presidente da AIJ.


Existe uma equipe técnica completa em cada uma das SETE unidades da AIJ, com escala para atender três turnos. Além do trabalho pontual, a entidade faz reunião, rigorosamente, todo mês com as famílias dos atendidos; e grupos de prevenção para debater assuntos como meio ambiente, higiene pessoal, educação sexual entre outros.


terça-feira, 25 de junho de 2013

Hoje é dia de falar sobre a Guarda Mirim em Paulínia

Saiba como a “Guardinha” evoluiu e se tornou “Jovem Aprendiz”, um programa de referência diante das novas exigências do mundo profissional.

Hoje, a AIJ, Associação Infância e Juventude de Paulínia, vai falar sobre os rumos da antiga Guarda-Mirim. Velha conhecida dos paulinenses, a famosa “Guardinha” evoluiu e se transformou em Jovem Aprendiz, um programa que muda a vida de mais de 400 futuros jovens profissionais todo ano na cidade.


O evento é aberto ao público. A AIJ vai apresentar o trabalho desenvolvido na inserção de jovens no mercado de trabalho. Os alunos da entidade, autoridades locais e empresas parceiras estarão presentes. 

O eventoé daqui a pouco, às 19h, na Câmara Municipal de Paulínia.


Não perca!!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cinco funcionárias participam de capacitação sobre recursos financeiros

As coordenadoras dos núcleos Fazendo Arte III e IV, três funcionárias do setor financeiro e a coordenadora do PPIMT receberam orientações sobre transferência de recursos para entidade e subvenções


O curso realizado na última quarta-feira, 19/06, promovido pela Prefeitura de Paulínia, teve como objetivo atualizar os funcionários da área sobre como são feitas as transferências de verbas do Executivo Municipal.

Vivian  Cristina de Lima, Tatiana Munhoz Altafini e Aline Muraoka são do setor financeiro da AIJ. "Fomos orientadas sobre como utilizar o recurso municipal para não fazer uso indevido da verba diante do que está previsto em lei", explica Muraoka. Participaram também Érica Lúcia Viana Espessoto, coordenadora do Fazendo Arte III, e Elaine Souza, coordenadora do PPIMT.

 Mais do que a atualização técnica, o curso também é um espaço de reflexão sobre a correta utilização da verba e a contrapartida das entidades. Érica Viana, além de funcionária, também é conselheira da entidade: "Como conselheira, o curso foi fundamental para entender o papel da avaliação financeira da instituição", explica.

A capacitação esclareceu como os repasses públicos são feitos para o terceiro setor e o que cabe a cada um. Orientações do Tribunal de Contas do Estado sobre como lidar com subvenções sociais também foram repassadas. O curso teve duração de duas horas.

AIJ promove evento sobre a evolução da Guarda Mirim

Saiba como a “Guardinha” evoluiu e se tornou Jovem Aprendiz, um programa de referência diante das novas exigências do mundo profissional.

Na próxima terça-feira, 25, a AIJ, Associação Infância e Juventude de Paulínia, vai falar sobre os rumos da antiga Guarda-Mirim. Velha conhecida dos cidadãos paulinenses, a famosa “Guardinha” evoluiu e se transformou em Jovem Aprendiz, um programa que muda a vida de mais de 400 futuros jovens profissionais todo ano na cidade.

O Jovem Aprendiz é a nova cara da Guarda Mirim desde 2009. A mudança se deu em função do cumprimento da Lei Nacional de Aprendizagem 10.097/2000. Essa modificação aconteceu em todo país, não só em Paulínia. Apesar de tanto tempo em vigor, muitas pessoas ainda pensam que a Guardinha foi extinta.
A gerente administrativa da AIJ, Celi Facchini, foi Guarda-Mirim e conta a importância da evolução: “A alma, o respeito e o carinho da Guarda-Mirim continua no Jovem Aprendiz. Eu fui guardinha e adquiri enorme experiência. É importante que as pessoas saibam que mudou, sim, e mudou para melhor. Com mais critérios, exigências e inovações que o mercado de trabalho do século 21 exige”.

A Lei de Aprendizagem prevê que cada empresa reserve de 5% a 15% do total de empregados – que demandem formação profissional – para a contratação de jovens aprendizes. A AIJ tem parceria com 17 empresas da região, dentre elas, a Petrobras. Nesse caso, a entidade desenvolve um programa específico chamado “Petrobras Jovem Aprendiz”. Nele, o adolescente passa quase dois anos sob a tutela da AIJ. Durante esse tempo, recebe orientação básica, formação técnica pelo SENAI e adquire experiência profissional dentro da REPLAN. Além desse programa, a entidade também oferece Oficina de Computação Gráfica, patrocinada pela Petrobras e Governo Federal.


Gislene Duarte, coordenadora técnica da entidade, explica o salto profissional que o Jovem Aprendiz trouxe para a antiga Guarda-Mirim: “Antes, os jovens não tinham capacitação teórica aliada à prática. Agora, no Jovem Aprendiz, eles têm todo o aprendizado teórico-profissional para aproveitarem melhor o tempo na prática e se aperfeiçoarem dentro da empresa”.


Durante o evento aberto ao público, a AIJ vai apresentar o trabalho desenvolvido na inserção de jovens no mercado de trabalho. Os alunos da entidade, autoridades locais e empresas parceiras estarão presentes. Na ocasião, o parceiro Nasser Moussa, gerente geral da Orsa International Paper, ministrará uma palestra. O evento é dia 25 de junho, terça feira, às 19h, na Câmara Municipal de Paulínia.








quarta-feira, 19 de junho de 2013

Instrutores de Hip Hop vão receber DRT artístico

Jonas, Rafael e Chrismann, professores de dança da AIJ, passaram na audição e vão receber registro profissional de artista. A entrega acontecerá dia 14 de julho, em São Paulo


Três instrutores de Hip Hop da AIJ serão licenciados para dar aula dentro e fora do país no próximo dia 14 de julho, no sindicato de Artes de Cênicas de São Paulo. Jonas da Silva Camilo, Rafael Henrique e Chrismann Diego passaram no processo de audição de dança e foram capacitados para receber o DRT, Registro Profissional de Artista. O termo DRT vem de Delegacia Regional Trabalho. Para dar aula em entidades sociais, o DRT não é exigido. No entanto, os profissionais da AIJ não pararam no tempo e buscaram se aperfeiçoar e se adequar ao nível de exigência do mercado de trabalho.


"A aula de dança foi só um mecanismo. A importância do trabalho na AIJ é muito maior do que isso: é estar perto das crianças.", instrutor.

Jonas da Silva Camilo está na entidade há quatro anos. Ele conta que a importância do Hip Hop na vida das crianças atendidas pela AIJ vai muito além das habilidades artísticas. "Quando fazemos uma apresentação, ensaiamos o ano inteiro para aparecer cinco minutos. Muitas vezes, é o único momento da vida da criança em que ela ouve um elogio dos pais. E quando ela conta isso para gente, chorando, nos damos conta do tamanho de nosso trabalho", explica.

A AIJ atende mais de 750 crianças e jovens, de 6 a 15 anos, por meio do projeto "Fazendo Arte" no qual o Hip Hop é uma das atividades. Outras nove oficinas são oferecidas como Capoeira, Culinária, Futsal, Música entre outras.

Em todas as atividades, uma equipe completa está à disposição dos atendidos: instrutor, pedagoga, assistente social e psicóloga. Jonas conta que a relação do Hip Hop com o jovem potencializa o trabalho das técnicas: "Como instrutores, estabelecemos relações de confiança muito próximas com as crianças. Todo dia, no fim da jornada, sentamos com toda a equipe técnica para trocar ideia e tirar estratégias para trabalhar cada caso. Isso potencializa o trabalho delas".

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jovens aprendizes da AIJ concluem etapa do SENAI e recebem prêmios


Arislândia Pereira e Wellington da Cruz tiveram as redações sobre meio ambiente premiadas. Ela também foi avaliada como a melhor aluna do curso de caldeiraria. Hoje, 88 jovens de Paulínia, Artur Nogueira e Cosmópolis concluíram 800 horas de cursos técnicos e continuam a participar do projeto Petrobras Jovem Aprendiz, em parceria com o SENAI.



Hoje, 29 jovens aprendizes da AIJ concluíram o curso de aprendizagem promovido pelo SENAI. Essa formatura é parte do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) que a AIJ, Associação Pela Infância e Juventude de Paulínia, desenvolve na cidade. Eletricista, Caldeireiro básico e Assistente Administrativo foram os cursos oferecidos. “É uma vitória dos jovens. Foram um ano e dois meses nesta batalha. Vê-los vencer essa etapa de transição do SENAI para a Petrobras é um orgulho para nós”, explica a pedagoga da AIJ Rosele Cristina de Ávila. 



Programa Petrobras Jovem Aprendiz em Paulínia
Nos primeiros quatro meses, os jovens do PPJA recebem formação básica pela própria AIJ. Em seguida, cumprem 800 horas de curso no SENAI, equivalente a um ano 
de estudos. Por fim, ficam na Petrobras e desenvolvem atividades práticas, por meio das terceirizadas, para adquirirem experiências e vivência profissional, por cerca de nove meses. A grande sacada desta ação é que os jovens poderão ser oportunizados pelas terceirizadas ou saem com o currículo qualificado para as empresas da região.
Jovens ganhadores Arislândia Alves e Wellington Gomes


Arislândia Pereira Alves, 18, mora no Jardim Amélia, é jovem aprendiz e ganhou prêmio de melhor redação sobre meio ambiente e melhor aluna do curso de caldeiraria.  Ela conta um pouco da sua trajetória na AIJ: “Comecei fazendo oficina de orientação e iniciação profissional. Depois me informaram sobre a prova para o Programa da Petrobras. Não perdi tempo. Agora vejo que todo esforço valeu a pena”, salienta. 
Wellington da Cruz Gomes, 18, mora no bairro Bom Retiro também é ganhador do prêmio de melhor redação sobre meio ambiente. “Quando temos reconhecimento, nos sentimos mais motivados para continuar”, conta o Wellington. Os dois jovens disputaram o título com mais 92 alunos.

Durante o evento, a emoção tomou conta do plenário. A equipe do PPIMT – Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho --, responsáveis diretos pelos jovens aprendizes na AIJ, estava presente. A pedagoga Rosele Ávila explica por que a homenagem aos professores do SENAI foi tão emocionante: “Hoje, vemos muita desvalorização do professor. Ver esses jovens homenagearem e darem valor a esses profissionais mexe com qualquer um”. 

À frente: equipe PPIMT emocionada. Atrás: Celi Facchini, gerente administrativa, Zaqueu Pereira, presidente  e Gislene Duarte, coordenadora do PPIMT.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

AIJ promove evento sobre inserção de jovens no mercado de trabalho

Saiba como a Guarda-Mirim evoluiu e se tornou “Jovem Aprendiz”, um programa de referência diante das novas exigências do mundo profissional.

No dia 25 de junho, a AIJ, Associação Infância e Juventude de Paulínia, vai promover o I Encontro Intergeracional 2013. O objetivo é apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade por meio do PPIMT -- Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho. Esse programa muda a vida de mais de 400 futuros jovens profissionais todo ano na cidade. 
Na ocasião, o palestrante Nasser Moussa, gerente geral da Orsa International Paper, falará sobre Mercado de Trabalho. Não perca essa oportunidade. Esperamos vocês. 



quarta-feira, 12 de junho de 2013

"Caminho de Luz" recebe doação de 27 cobertores do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia

As duas unidades do Programa de Acolhimento da AIJ foram contempladas com os frutos da Campanha do Agasalho 2013.

Nessa tarde, os jovens acolhidos pela AIJ receberam 27 cobertores para enfrentar o inverno deste ano. 15 foram doados para a unidade do bairro Jardim América e 12 no bairro Recanto Feliz. A entrega contou com a presença da coordenadora do "Caminho de Luz", Sandra Mara Arruda Alves, a gerente administrativa da AIJ, Celi Facchini, a presidente do Caco, Fernanda Aranha e a secretária de promoção social, Mara Ferrari.

Essa iniciativa é parte da Campanha do Agasalho promovida pelo Caco de Paulínia que vai distribuir 126 cobertores para as entidades sociais do município. A coordenadora Sandra Alves adianta que essa atitude é mais do que uma doação, é uma expressão de reconhecimento: "Não basta saber que a AIJ existe, é necessário reconhecer nosso trabalho. Com essa doação, nos sentimos contemplados", explica Sandra.

Atualmente, o Programa de Acolhimento da AIJ atende 18 jovens de 12 a 17 anos. A Campanha do Agasalho de Paulínia arrecadou, neste ano, 960 cobertores.




Sandra Alves, coordenadora do "Caminho de Luz"; Fernanda Aranha, presidente do Caco; Celi Facchini, gerente administrativa da AIJ e Mara Ferrari, secretária de promoção social.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Funcionária da AIJ recebe treinamento do Sistema Mais da Petrobras

Sistema MAIS é a principal ferramenta de prestação de contas das instituições sociais parceiras da Petrobras

A cada três meses, a AIJ presta conta para a Petrobras em relação ao patrocínio da Oficina de Computação Gráfica. A última prestação foi realizada em março e, nesta semana, o processo de confecção do segundo trimestre do ano está em andamento.

No dia 10 de junho, a funcionária Carolina Couto recebeu treinamento do Sistema MAIS (Monitoramento e
Avaliação do Investimento Social) para o preenchimento correto das informações. "O curso foi importante porque me habilitou para realizar a atividade", conta Carolina. o Sistema MAIS
permite o acompanhamento físico, financeiro e a avaliação integrada das ações sociais, com base em dados fornecidos pela AIJ em forma de relatórios.


De acordo com Cláudio Piza, gestor dos projetos sociais na Replan, o treinamento teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o sistema e possibilitar a troca de informações entre os gestores. “Foi uma
oportunidade para trocar boas práticas entre os gestores e tirar dúvidas sobre o MAIS. Com este treinamento, esperamos aprimorar a gestão dos projetos na Replan”, conclui.

Atualmente, a Oficina de Computação Gráfica da AIJ, patrocinada pela Petrobras, atende 30 jovens.

Paulínia tem menor índice de trabalho infantil da RMC


Segundo IBGE, município é o único da Região Metropolitana de Campinas com índice abaixo de 10%.

Paulínia é a cidade da RMC que menos tem crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, trabalhando.  É o que demonstra levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a pedido do Ministério do Trabalho e Emprego e da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

“O trabalho infantil priva a criança do direito de brincar de acordo com a idade, além de não permitir que ela possa se dedicar aos estudos”, explica a coordenadora técnica da Associação pela Infância e Juventude de Paulínia (AIJ) e assistente social, Gislene Duarte.

 Na RMC, Pedreira é a cidade que lidera o ranking em trabalho infantil com 20,9%. Já Campinas, maior cidade da região, apresentou índice de 10,6% de ocupação. Municípios de menor porte apresentaram também números altos: Holambra chegou a 17,6%. Artur Nogueira 16% e Engenheiro Coelho 14,7%. Essa realidade foi verificada na maioria dos municípios pequenos da RMC.  A única exceção é Paulínia, com 8,8%, menor índice entre cidades pesquisadas.


Gislene Duarte explica que a AIJ contribui indiretamente para o baixo índice de Paulínia. “A AIJ tem sua parcela de contribuição para estes índices na medida em que oferece às crianças atividades lúdicas e educacionais. Desta forma, elas não ficam ociosas nem disponíveis para esse tipo de especulação de mão de obra”.  Atualmente, a  entidade atende cerca de 400 jovens entre 10 e 17 anos.

02 vagas para instrutores


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Equipe de acolhimento recebe capacitação

No dia 05 de junho, cerca de nove funcionários do programa de Acolhimento da AIJ receberam capacitação profissional por meio da empresa Perspectiva. O instrutor Marcus Goes ministrou a palestra com o objetivo de aperfeiçoar a equipe técnica e ajudar a superar os desafios do Programa. O curso aconteceu no período da tarde.

Agenda semanal 10/06 a 14/06

Fique por dentro de tudo que acontece na AIJ. 

Nesta semana, tem formatura do Jovem Aprendiz da Petrobras! Grupos de Prevenção e debates no Espaço Família das unidades II (Monte Alegre V) e III (Parque Bom Retiro). 

Para saber mais, clique aqui

Fazendo Arte

Estimular o desenvolvimento cognitivo e físico da criança com qualidade é o nosso objetivo.
O programa Fazendo Arte atende cerca de 750 participantes, de 6 a 15 anos, e oferece NOVE oficinas. Todas as aulas possuem uma equipe técnica com assistente social, psicólogo e pedagogo. Reuniões mensais com as famílias ajudam no desempenho dos atendidos e na orientação aos pais.

Confira as nossas oficinas:

Artesanato
Capoeira
Culinária
Desenho Artístico
Futsal
Hip Hop
Informática lúdica
Judô
Música

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Jovem Aprendiz



Abrir portas para novos caminhos é dar ao adolescente e ao jovem as condições para traçá-los. Oferecemos TRÊS programas de qualificação por meio da aprendizagem, de 14 a 24 anos.

PETROBRAS Jovem Aprendiz
Tem 30 atendidos e oferece cursos em diversas áreas com chances de efetivação no mundo do trabalho.

Jovem Aprendiz EM AÇÃO
Cerca de 100 atendidos são capacitados em parceria com 17 empresas. Mais de 30% efetivam-se na própria empresa. Outros já saem na frente para disputar uma vaga no mundo do trabalho e são requisitados.

Oficina de Orientação e Iniciação Profissional
Com cerca de 300 jovens por ano, a oficina oferece os fundamentos básicos sobre como se comportar em entrevista de emprego, elaborar currículos, ter postura profissional,  saúde no trabalho entre outros. Assim, ele ganha confiança na busca por oportunidade no mundo do trabalho.


Confira a relação de cursos que a AIJ oferece. 
Todos são aprovados pelo MTE.

Alimentador de linha de produção
Assistente administrativo
Caldeireiro Básico
Eletricista
Vendedor de Comércio Varejista


Computação Gráfica

Em parceria com a Petrobras e Governo Federal, a oficina de Computação Gráfica atende 80 pessoas, de 15 a 24 anos, e oferece formação inicial na área.  Com essa qualificação, a perspectiva é que todos os adolescentes e jovens sejam inseridos no mundo de trabalho todos os anos.