Os 11 projetos sociais aprovados
na segunda edição da seleção pública Integração Petrobras Comunidades já estão
funcionando com toda sua capacidade. São 790 crianças e adolescentes que
participam das atividades realizadas nas cidades de Artur Nogueira, Campinas,
Cosmópolis e Paulínia. Esses projetos foram selecionados entre os 44 inscritos
na região da Replan e desenvolvem trabalhos nas áreas de garantia dos direitos
da criança e do adolescente e educação para qualificação profissional, além de
cultura e esportes.
O gestor dos projetos sociais da
Replan, Luís Cláudio Piza, explica que “a Petrobras tem aprimorado seu
relacionamento com a sociedade por meio desses projetos, buscando sistematizar
e democratizar o acesso de todos às seleções públicas. Dessa forma, a empresa
reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do país”. O patrocínio dos
projetos assinados em dezembro de 2012 com as organizações sociais do entorno
da Refinaria totaliza R$ 1,5 milhão, com manutenção por dois anos.
Prestação de contas garante parcelas
As dúvidas decorrentes do
processo de prestação de contas dos projetos foram esclarecidas para os
gestores no dia 10 de junho, quando eles receberam um treinamento sobre o
Sistema MAIS (Monitoramento e Avaliação do Investimento Social). De acordo com
Cláudio Piza, “o acompanhamento da gestão dos projetos por esse sistema é
fundamental para validar o patrocínio e liberar as parcelas trimestralmente,
garantindo a execução das ações propostas”.
O treinamento foi uma
oportunidade para trocar boas práticas entre os gestores, esclarecer dúvidas e
possibilitar o intercâmbio de informações entre representantes dos novos
projetos e gestores que já utilizam o sistema há mais tempo. “Com este
treinamento, esperamos aprimorar a gestão dos projetos na Replan”, diz Cláudio.
Aplicado desde 2009, o MAIS
permite o acompanhamento físico, financeiro e a avaliação integrada das ações
patrocinadas, com base em dados fornecidos pelas próprias entidades em forma de
relatórios. O sistema consolida dados globais, amplia o controle, revela os
resultados sociais alcançados e fornece informações para o planejamento das
ações da Petrobrás junto a comunidade, inclusive das decisões futuras de
patrocínios.
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