sexta-feira, 26 de julho de 2013

Projetos Sociais consolidam trabalho

Os 11 projetos sociais aprovados na segunda edição da seleção pública Integração Petrobras Comunidades já estão funcionando com toda sua capacidade. São 790 crianças e adolescentes que participam das atividades realizadas nas cidades de Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis e Paulínia. Esses projetos foram selecionados entre os 44 inscritos na região da Replan e desenvolvem trabalhos nas áreas de garantia dos direitos da criança e do adolescente e educação para qualificação profissional, além de cultura e esportes.

O gestor dos projetos sociais da Replan, Luís Cláudio Piza, explica que “a Petrobras tem aprimorado seu relacionamento com a sociedade por meio desses projetos, buscando sistematizar e democratizar o acesso de todos às seleções públicas. Dessa forma, a empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do país”. O patrocínio dos projetos assinados em dezembro de 2012 com as organizações sociais do entorno da Refinaria totaliza R$ 1,5 milhão, com manutenção por dois anos.

Prestação de contas garante parcelas

As dúvidas decorrentes do processo de prestação de contas dos projetos foram esclarecidas para os gestores no dia 10 de junho, quando eles receberam um treinamento sobre o Sistema MAIS (Monitoramento e Avaliação do Investimento Social). De acordo com Cláudio Piza, “o acompanhamento da gestão dos projetos por esse sistema é fundamental para validar o patrocínio e liberar as parcelas trimestralmente, garantindo a execução das ações propostas”.
O treinamento foi uma oportunidade para trocar boas práticas entre os gestores, esclarecer dúvidas e possibilitar o intercâmbio de informações entre representantes dos novos projetos e gestores que já utilizam o sistema há mais tempo. “Com este treinamento, esperamos aprimorar a gestão dos projetos na Replan”, diz Cláudio.

Aplicado desde 2009, o MAIS permite o acompanhamento físico, financeiro e a avaliação integrada das ações patrocinadas, com base em dados fornecidos pelas próprias entidades em forma de relatórios. O sistema consolida dados globais, amplia o controle, revela os resultados sociais alcançados e fornece informações para o planejamento das ações da Petrobrás junto a comunidade, inclusive das decisões futuras de patrocínios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário